Nome dos dinossauros: um guia para os répteis mesozóicos
Os dinossauros são um grupo de répteis que viveram na Terra por cerca de 245 milhões de anos, desde o final do período Triássico até o final do período Cretáceo. Eles foram os animais terrestres dominantes durante a maior parte desse tempo e evoluíram em uma variedade de formas e tamanhos. Alguns eram pequenos como uma galinha, enquanto outros eram tão grandes quanto um ônibus. Alguns eram herbívoros, enquanto outros eram carnívoros. Alguns tinham penas, enquanto outros tinham escamas. Alguns tinham chifres, enquanto outros tinham espinhos.
Os dinossauros são classificados em dois grupos principais com base na estrutura de seus quadris. Saurischia significa "quadril de lagarto" e inclui terópodes (dinossauros carnívoros) e sauropodomorfos (gigantes de pescoço comprido). Ornithischia significa "quadril de pássaro" e inclui tireóforos (dinossauros blindados) e ornitópodes (dinossauros com crista e bico de pato).
name of dinosaurs
Uma das principais fontes de informação sobre os dinossauros são seus fósseis, que são os restos preservados ou impressões de seus ossos, dentes, pele ou outras partes. Os fósseis podem nos dizer sobre seu tamanho, forma, dieta, comportamento e evolução. Outras fontes incluem seus rastros, que mostram como eles se moveram e quão rápido foram; seus ovos, que mostram como se reproduziram e cuidaram de seus filhotes; e seus coprólitos, que são fezes fossilizadas que revelam o que comeram.
Saurischia: os dinossauros com quadris de lagarto
Terópodes: os dinossauros carnívoros
Os terópodes eram dinossauros bípedes que tinham dentes afiados e garras para caçar e comer outros animais. Eles variavam de caçadores pequenos e ágeis como o Velociraptor a predadores grandes e poderosos como o Tyrannosaurus rex. Alguns terópodes também tinham penas, que podem ter sido usadas para isolamento, exibição ou voo.
Tyrannosaurus rex: O Rei dos Dinossauros
O Tyrannosaurus rex foi um dos maiores e mais famosos dinossauros de todos os tempos. Viveu na América do Norte durante o final do período Cretáceo, cerca de 68 a 66 milhões de anos atrás.Tinha um crânio enorme com mandíbulas e dentes poderosos que podiam esmagar ossos. Tinha braços curtos com dois dedos e pernas longas com três dedos. Podia crescer até 12 metros de comprimento e pesar até 8 toneladas. Provavelmente era um predador de ponta, o que significa que não tinha inimigos naturais. Pode ter caçado sozinho ou em pares, e necrófago de animais mortos também.
Velociraptor: O Ladrão Veloz
Velociraptor era um dinossauro pequeno e ágil que viveu na Ásia durante o final do período Cretáceo, cerca de 75 a 71 milhões de anos atrás. Ele tinha uma longa cauda para se equilibrar e uma garra curva em cada pata que usava para cortar e esfaquear sua presa. Tinha um focinho fino com dentes afiados e um cérebro grande para seu tamanho. Tinha penas nos braços e na cauda, o que pode ter ajudado a regular a temperatura do corpo ou a se comunicar com outros membros de sua espécie. Pode crescer até 2 metros de comprimento e pesar até 15 quilos. Provavelmente era um caçador de bandos, o que significa que cooperava com outros de sua espécie para capturar animais maiores.
Espinossauro: o maior dinossauro carnívoro
Spinosaurus era um dinossauro enorme e incomum que viveu na África durante o período Cretáceo médio, cerca de 112 a 97 milhões de anos atrás. Tinha um focinho longo e estreito com dentes cônicos para a captura de peixes. Tinha uma estrutura semelhante a uma vela nas costas, sustentada por altos espinhos nas vértebras. A função da vela ainda é debatida, mas pode ter sido usada para termorregulação, exibição ou identificação. Tinha patas traseiras curtas e antebraços longos com garras para agarrar a presa. Podia crescer até 15 metros de comprimento e pesar até 20 toneladas. Provavelmente era um dinossauro semi-aquático, o que significa que passou algum tempo na água e algum tempo em terra.
Sauropodomorpha: os gigantes de pescoço comprido
Saurópodes: os gigantes de pescoço comprido
Os saurópodes eram dinossauros quadrúpedes que tinham pescoços e caudas longos, cabeças pequenas e corpos maciços.Eles foram os maiores animais terrestres que já existiram, e alguns deles podiam atingir mais de 30 metros de comprimento e mais de 100 toneladas de peso. Eles eram herbívoros, o que significa que comiam plantas e tinham dentes semelhantes a estacas para arrancar as folhas dos galhos. Eles tinham pernas grossas com cinco dedos cada, e alguns deles tinham garras ou pontas para defesa. Eles viveram desde o final do período Triássico até o final do período Cretáceo e foram encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida.
Braquiossauro: a girafa dos dinossauros
O braquiossauro foi um dos dinossauros mais altos de todos os tempos. Ele viveu na América do Norte durante o final do período Jurássico, cerca de 154 a 153 milhões de anos atrás. Tinha um longo pescoço que chegava a 9 metros de altura, e uma cauda curta que equilibrava seu corpo. Ele tinha uma cabeça grande com narinas no topo do crânio, o que pode ter ajudado a respirar melhor em grandes altitudes. Tinha patas dianteiras mais longas do que as patas traseiras, o que lhe dava uma postura inclinada. Podia crescer até 25 metros de comprimento e pesar até 56 toneladas. Provavelmente era um navegador, o que significa que comia folhas das copas das árvores.
Diplodocus: O Dinossauro Mais Longo
Diplodocus foi um dos maiores dinossauros de todos os tempos. Ele viveu na América do Norte durante o final do período Jurássico, cerca de 155 a 145 milhões de anos atrás. Tinha pescoço e cauda muito longos, que juntos compunham mais da metade do comprimento do corpo. Tinha uma cabeça pequena com dentes semelhantes a lápis para beliscar plantas. Ele tinha quatro pernas robustas com garras semelhantes a cascos e uma ponta semelhante a um chicote em sua cauda que pode ter sido usada para defesa ou comunicação. Podia crescer até 35 metros de comprimento e pesar até 15 toneladas. Provavelmente era um herbívoro, o que significa que comia plantas de baixo crescimento.
Argentinossauro: o dinossauro mais pesado
O argentinossauro foi um dos dinossauros mais pesados de todos os tempos. Viveu na América do Sul durante o final do período Cretáceo, cerca de 97 a 94 milhões de anos atrás. Tinha um corpo maciço com ossos e músculos grossos.Tinha pescoço e cauda relativamente curtos em comparação com outros saurópodes, mas ainda muito longos para os padrões humanos. Tinha uma cabeça pequena com dentes em forma de colher para plantar plantas. Ele tinha pernas semelhantes a colunas com cinco dedos cada e uma pele grossa que pode tê-lo protegido de predadores. Podia crescer até 40 metros de comprimento e pesar até 100 toneladas. Provavelmente era um generalista, o que significa que comia uma variedade de plantas.
Ornithischia: os dinossauros com quadris de pássaro
Thyreophora: os dinossauros blindados
Thyreophorans eram dinossauros quadrúpedes que tinham placas ósseas, pontas ou tacos nas costas, laterais ou caudas. Eles eram herbívoros que usavam suas armaduras para se defender de predadores. Eles viveram desde o início do período Jurássico até o final do período Cretáceo e foram encontrados principalmente na Europa, América do Norte e Ásia.
Estegossauro: o dinossauro com pontas e placas
Estegossauro foi um dos dinossauros mais reconhecíveis de todos os tempos. Ele viveu na América do Norte durante o final do período Jurássico, cerca de 155 a 150 milhões de anos atrás. Ele tinha uma fileira de placas grandes nas costas e quatro pontas na cauda. A função das placas ainda é incerta, mas elas podem ter sido usadas para termorregulação, exibição ou identificação. Os picos provavelmente foram usados para defesa contra predadores. Tinha uma cabeça pequena com bico e dentes na bochecha para comer plantas. Tinha patas dianteiras curtas e patas traseiras longas e andava de quatro. Podia crescer até 9 metros de comprimento e pesar até 5 toneladas. Provavelmente era um animal solitário ou social, o que significa que vivia sozinho ou em grupos.
Anquilossauro: O Tanque dos Dinossauros
Ankylosaurus foi um dos dinossauros mais blindados de todos os tempos. Viveu na América do Norte durante o final do período Cretáceo, cerca de 68 a 66 milhões de anos atrás. Tinha uma pele grossa e esburacada que cobria todo o corpo, exceto a barriga. Tinha grandes placas e botões nas costas e nas laterais e uma estrutura semelhante a uma clava na cauda.O clube provavelmente foi usado para defesa contra predadores ou para lutar com outros anquilossauros. Tinha uma cabeça pequena com bico córneo e dentes pequenos para comer plantas. Tinha quatro pernas curtas e fortes e andava de quatro. Podia crescer até 10 metros de comprimento e pesar até 8 toneladas. Provavelmente era um animal solitário ou social, o que significa que vivia sozinho ou em grupos.
Triceratops: o dinossauro de três chifres
Triceratops foi um dos dinossauros mais famosos de todos os tempos. Viveu na América do Norte durante o final do período Cretáceo, cerca de 68 a 66 milhões de anos atrás. Ele tinha três chifres no rosto: um no nariz e dois acima dos olhos. Ele também tinha um grande babado na parte de trás da cabeça, que pode ter sido usado para exibição, identificação ou proteção. Tinha uma cabeça grande com um bico de papagaio e dentes cortantes para comer plantas. Ele tinha quatro pernas robustas com garras semelhantes a cascos e andava de quatro. Podia crescer até 9 metros de comprimento e pesar até 12 toneladas. Provavelmente era um animal social, o que significa que vivia em bandos.
Ornithopoda: os dinossauros de bico de pato e crista
Ornitópodes: os dinossauros com crista e bico de pato
Os ornitópodes eram dinossauros bípedes ou quadrúpedes que tinham bicos planos ou curvos para comer plantas. Eles eram herbívoros que tinham dentes complexos para triturar sua comida. Eles viveram desde o final do período Jurássico até o final do período Cretáceo e foram encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida.
Iguanodon: o primeiro dinossauro nomeado
Iguanodon foi um dos primeiros dinossauros já descobertos e nomeados. Viveu na Europa durante o início do período Cretáceo, cerca de 140 a 120 milhões de anos atrás. Tinha uma grande ponta de polegar em cada mão, que pode ter sido usada para defesa ou forrageamento. Ele também tinha dedos das mãos e pés semelhantes a cascos para caminhar em diferentes terrenos. Tinha um bico achatado e dentes na bochecha para comer plantas. Podia andar sobre duas ou quatro patas, dependendo de sua velocidade e postura. Podia crescer até 10 metros de comprimento e pesar até 5 toneladas.Provavelmente era um animal social, o que significa que vivia em bandos.
Parasaurolophus: o dinossauro com uma trombeta
Parasaurolophus foi um dos dinossauros mais distintos de todos os tempos. Ele viveu na América do Norte durante o final do período Cretáceo, cerca de 76 a 73 milhões de anos atrás y ladrão ", e Spinosaurus significa" lagarto espinhal ". Às vezes, os cientistas também nomeiam dinossauros em homenagem a pessoas, como Brachiosaurus, que significa "lagarto de braço" e recebeu o nome do paleontólogo Elmer S. Riggs.
Como sabemos como eram os dinossauros?
Sabemos como eram os dinossauros com base em seus fósseis e outras evidências. Os fósseis podem nos mostrar a forma e o tamanho de seus ossos, dentes, pele ou penas. Às vezes, os fósseis também podem preservar a cor ou o padrão de sua pele ou penas, o que pode nos informar sobre sua camuflagem ou exibição. Outras evidências podem incluir seus rastros, que podem nos mostrar como eles se moveram e quão rápido eles foram; seus ovos, que podem nos mostrar como se reproduziram e cuidaram de seus filhotes; e seus coprólitos, que podem nos mostrar o que comiam e como digeriam. 0517a86e26
Comments